Central de Ajuda:

1ª Dúvida - O que é melhor, desligar ou não o roteador?

Estou com um roteador aqui em casa e não sei se mantenho ele ligado ou o desligo todas as noites. O que será melhor fazer? 
 resposta:  O consumo de energia desses aparelhos em geral é bem modesto e mante-los ligados é mais simples e aumenta muito a vida útil deles. 

Na verdade manter os equipamentos ligados, mesmo em stand-by no caso dos computadores aumenta muito a vida útil dos mesmos e diminui a chance de problemas, já que a causa mortis mais comum desses produtos é a fadiga dos componentes causada pelos ciclos de aquecimento/resfriamento pelo fato de serem ligados/desligados a toda hora... 
Um outro aspecto de manter conexões vivas é a segurança, claro. 
Em geral recomendo manter ligados e conectados o maior tempo possível, e usar procedimentos normais de segurança e economia. 


2ª Dúvida - O que fazer quando roteador Wi-Fi deixa a Internet lenta

Os roteadores wireless são peças importantes do dia a dia de quem usa a Internet. Por não necessitarem de manutenção constante, é comum serem confiáveis ao ponto de esquecermos que eles também podem apresentar defeitos. Entretanto, muito tempo ligado, assim como outros fatores, podem influenciar no desempenho desses aparelhos. Confira dicas do que fazer quando seu roteador deixar a sua Internet lenta.

O que levar em conta na hora de comprar um roteador wireless

 

O que fazer quando o roteador deixa a Internet lenta (Foto: Reprodução/D-Link)

 
O que fazer quando o roteador deixa a Internet lenta (Foto: Divulgação/D-Link)

 

 

 

 

 

 

 

 

 




- Identifique que o problema é o roteador
Antes de culpar o roteador wireless pela lentidão na rede, é preciso identificar que o problema é ele mesmo. Isole a questão limitando a conexão de aparelhos. Caso esteja em sua residência, desligue todos os aparelhos que possam utilizar a Internet, e então, teste a velocidade da mesma. Você pode usar o teste de velocidade do TechTudo. Caso a Internet seja compartilhada pelo roteador a partir de um modem, conecte um computador ou notebook no modem para realizar o teste.

Muitas vezes, uma queda de velocidade na internet pode ser atribuída a muitos equipamentos fazendo uso da mesma. No uso doméstico, smartphones e tablets com muitos aplicativos podem ser vilões em potencial. O motivo são configurações que permitem atualização automática de aplicativos. O mesmo acontece com computadores com muitos programas marcados para iniciar junto com Windows. Programas de compartilhamento de arquivos são os grandes vilões.

Outro motivo pode ser um computador com problemas. Por isso, é importante verificar se o motivo da lentidão não é o computador estar infectado com algum vírus ou problemas mais graves, como um disco rígido defeituoso. Caso você tenha certeza que não é nada disso, passamos para o passo seguinte.

- Reinicie o roteador

O próximo passo lógico é reiniciar o roteador wireless. Procure pelo botão de ligar/desligar do aparelho. Alguns deles não possuem tal botão, então será necessário remover o plug da energia elétrica.

Caso não saiba como acessar o painel de configuração, apenas retire e coloque o plug de energia (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
Caso não saiba como acessar o painel de configuração, apenas retire e coloque o plug de energia (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)


O motivo de tal medida é o fato de alguns roteadores mais modestos não suportarem algumas rotinas de gerenciamento de rede por muito tempo. Ao deixar o roteador ligado por dias seguidos, o cache para logs do sistema e outras atividades podem começar a fazer o roteador sobrecarregar-se.

O processo de reboot do roteador pode ser feito também direto da página de configuração do mesmo. O processo varia de acordo com o modelo e marca do roteador.

  • Por que as vezes é preciso reiniciar meu Roteador?

É preciso reiniciar o roteador, porque o sinal da internet está oscilando
e o roteador perde a conexão...
Também é preciso verificar se não há :telefone celular,televisão,microondas,etc.
qualquer tipo de aparelhos que transmitem sinais eletromagnéticos e interferem na conexão de seu roteador com a rede.
acredito que não seja as configurações e sim a interferência. 


  • Nem Sempre o Problema é do Provedor.

Às vezes, sua internet é lenta porque você está pagando somente por internet lenta. Entre no site do seu provedor (ou ligue para ele) e descubra o plano que você tem. Então, entre no site Speedtest.net e faça um teste de velocidade. Se os números forem iguais ao que você está pagando por, então a sua rede está funcionando bem e você está tem um plano ruim de internet – a melhor maneira de acelerá-la é atualizá-lo. Se os números não corresponderem, há algumas maneiras de corrigir esse problema (uma delas é reclamar com o provedor).